67-996041996 | 67-996041922 | 67-30371441

Rua: Joaquim Alves Taveira, 2590 - Vila Planalto DOURADOS - MS

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: NEUROBIOLOGIA, GENÉTICA, DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E INCLUSÃO.

Uma formação para profissionais e estudantes das áreas de Educação, Psicologia, Ciências Sociais e Saúde.
Carga Horária-50 horas

CONTEÚDO

Módulo 1- Transtorno do Espectro do Autismo: conceitos, histórico, síndrome de Asperger, manifestações, frequência, causas, genética, epigenética, neurodesenvolvimento.

Módulo 2: Transtorno do Espectro do Autismo-modelos cognitivos: Teoria da Mente e hipoativação do Default Mode Network; conceito de conectividade funcional versus Teoria do Déficit de Coerência Central e Teoria do Funcionamento Perceptivo Aumentado; disfunção executiva; Teoria da Sistematização-Empatia; Déficit de Atenção Compartilhada, neurônios-espelho e a “hipótese dos espelhos quebrados”; alexitimia.

Módulo 3- Transtorno do Espectro do Autismo-diagnóstico precoce e formas de tratamento: ABA; Pivotal Response Training; Early Start Denver Model; Floortime; terapia cognitivo-comportamental; treino de habilidades sociais; comunicação verbal e comunicação alternativa; Terapia de Integração Sensorial e intervenções baseadas na senso­rialidade; musicoterapia; arteterapia; terapias mediadas por animais; terapias mediadas por pares.

Módulo 4- Transtorno do Espectro do Autismo- comorbidades ao longo da vida, formas de intervenção psicossocial, psicoterapia e tratamento medicamentoso: transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de Tourette, depressão, transtornos de ansiedade, transtornos do sono; adolescência, adultez e sexualidade no espectro do autismo; inclusão na escola, profissionalização e inclusão no mercado de trabalho; conceito de neurodiversidade.

 Módulo 5- Transtorno do Espectro do Autismo, inteligência e criatividade: abordagens generalistas versus abordagens sistêmicas e integrativas da inteligência; funções executivas, memória de trabalho, pensamento convergente e divergente, relações entre a criatividade e a inteligência, criatividade e ativação do Default Mode Network no TEA, conceito de savantismo, limitações das abordagens psicométricas no TEA.

Docente: Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz

 

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1993 e doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha) em 2002. Possui título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Desde 2008 é professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde (curso de Medicina) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde também é parte do programa de pós-graduação. Sua pesquisa é voltada para os efeitos do vírus HIV no sistema nervoso central e as relações entre trauma na infância, memória traumática, depressão, neuroinflamação e infecção pelo HIV. Publicou alguns livros na área de neurodesenvolvimento e aprendizado, dentre eles Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade - Uma Visão Multidisciplinar, laureado com o prêmio Jabuti em 2015 e, por último, Autism Spectrum, Creativity and Emotions: A New Point of View Through Camila Falchis Work.

local

Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada.

Rua Joaquim Alves Taveira, 2590

Vila Planalto

Dourados-MS

 

INSCRIÇÕES

Horário: a combinar

Duração: 5 encontros semanais, ou quinzenais de duas horas cada.

Datas: a combinar

Investimento: R$350,00

Certificado emitido por INSMAR
CNPJ: 19.315.620/0001-48 

CONTATO