NEUROBIOLOGIA DA INFÂNCIA: O CÉREBRO EMOCIONAL E O COMPORTAMENTO DA CRIANÇA
Uma formação para profissionais e estudantes das áreas de Educação, Psicologia, Ciências Sociais e Saúde.
Carga Horária - 50 hora
CONTEÚDO
Módulo 1- Infância, neurodesenvolvimento e neuroplasticidade: princípios do funcionamento do sistema nervoso, fases do desenvolvimento cerebral, períodos críticos, neuroplasticidade, síndrome da deprivação, circuitos de processamento emocional (sistema límbico, Default Mode Network, neurônios-espelho) e empatia, formação do vínculo e do apego, genética, epigenética e interação gene-ambiente.
Módulo 2- Infância e processamento emocional: formação das primeiras memórias e construção da autoimagem, memória autobiográfica e memória implícita; características das diferentes formas de abuso na infância; memória traumática e transtorno do estresse pós-traumático; Transtorno de Apego Reativo, Transtorno de Interação Social Desinibida, conceito de Developmental Trauma Disorder,
Módulo 3-Infância e as emoções negativas de tristeza, medo e raiva: Depressão, transtorno de humor bipolar, transtorno disruptivo de desregulação do humor, transtornos de ansiedade na criança (fobias, ansiedade social, mutismo eletivo, ansiedade de separação, transtorno do pânico, agorafobia).
Módulo 4- Infância, circuitos frontoestriatais, comportamento e emoções: TDAH e autorregulação emocional, Transtorno Opositivo Desafiador, Transtorno de Conduta, Transtorno de Tourette, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, violência na escola, bullying e cyberbullying.
Módulo 5- Transtorno do Espectro do Autismo: manifestações, modelos cognitivos, potencialidades, terapias, inclusão e neurodiversidade.
Docente: Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1993 e doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha) em 2002. Possui título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Desde 2008 é professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde (curso de Medicina) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde também é parte do programa de pós-graduação. Sua pesquisa é voltada para os efeitos do vírus HIV no sistema nervoso central e as relações entre trauma na infância, memória traumática, depressão, neuroinflamação e infecção pelo HIV. Publicou alguns livros na área de neurodesenvolvimento e aprendizado, dentre eles Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade - Uma Visão Multidisciplinar, laureado com o prêmio Jabuti em 2015 e, por último, Autism Spectrum, Creativity and Emotions: A New Point of View Through Camila Falchis Work.
local
Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada.
Rua Joaquim Alves Taveira, 2590
Vila Planalto
Dourados-MS
INSCRIÇÕES
• Limite de vagas: 30
• Horário: a combinar - 5 encontros semanais, ou quinzenais de duas horas
• Datas: a combinar
• Investimento-$350,00
• Certificado emitido por INSMAR