67-996041996 | 67-996041922 | 67-30371441

Rua: Joaquim Alves Taveira, 2590 - Vila Planalto DOURADOS - MS

NEUROBIOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA: COMPREENDENDO SEU COMPORTAMENTO E APRENDIZADO.

Uma formação para profissionais e estudantes das áreas de Educação, Psicologia, Ciências Sociais e Saúde.
Carga Horária - 50 hora

CONTEÚDO

Módulo 1- Adolescência, neurodesenvolvimento, neuroplasticidade e comportamento: Como as mudanças hormonais, sinápticas e de conectividade cerebral neste período da vida influenciam  o processamento emocional, o sono, a memória e o aprendizado—como reconhecer e como lidar com possíveis problemas.


Módulo 2- Adolescência, neurodesenvolvimento, neuroplasticidade e comportamento: Como as mudanças sinápticas e  de conectividade cerebral neste período da vida influenciam  a inteligência, a motivação, as tomadas de decisão, o julgamento, o autocontrole, a impulsividade, a compulsividade e os comportamentos de risco—como reconhecer e como lidar com possíveis problemas.


Módulo 3- Adolescência, abuso e dependência de substâncias: Quais as características neurobiológicas e neurodesenvolvimentais que tornam o adolescente mais suscetível a comportamentos de adição (jogos, internet, substâncias_ tabaco, álcool, maconha, cocaína, crack, alucinógenos)— como reconhecer e como lidar com possíveis problemas.


Módulo 4- Adolescência e comportamento social e sexual: Quais as características neurobiológicas e neurodesenvolvimentais que influenciam a socialização e a sexualidade na adolescência (autoimagem, experiências sexuais, orientação sexual, identidade de gênero, exposição pela internet, bullying, cyberbullying, agressividade, formação de grupos)— como reconhecer e como lidar com possíveis problemas.


Módulo 5- Adolescência, autoinjúria e suicídio: Transtornos psiquiátricos que podem emergir durante a adolescência_ Transtorno Depressivo, Transtorno de Humor Bipolar, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Anti-social—como reconhecer e como lidar com possíveis problemas.

Docente: Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz

 

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1993 e doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha) em 2002. Possui título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Desde 2008 é professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde (curso de Medicina) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde também é parte do programa de pós-graduação. Sua pesquisa é voltada para os efeitos do vírus HIV no sistema nervoso central e as relações entre trauma na infância, memória traumática, depressão, neuroinflamação e infecção pelo HIV. Publicou alguns livros na área de neurodesenvolvimento e aprendizado, dentre eles Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade - Uma Visão Multidisciplinar, laureado com o prêmio Jabuti em 2015 e, por último, Autism Spectrum, Creativity and Emotions: A New Point of View Through Camila Falchis Work.

local

Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada.

Rua Joaquim Alves Taveira, 2590

Vila Planalto

Dourados-MS

 

INSCRIÇÕES

• Limite de vagas: 30
• Horário: a combinar - 5 encontros semanais, ou quinzenais de duas horas
• Datas: a combinar
• Investimento-$350,00
• Certificado emitido por INSMAR

CONTATO