67-996041996 | 67-996041922 | 67-30371441

Rua: Joaquim Alves Taveira, 2590 - Vila Planalto DOURADOS - MS

NEUROBIOLOGIA DA INFÂNCIA: NEUROCOGNIÇÃO E APRENDIZADO.

Uma formação para profissionais e estudantes das áreas de Educação, Psicologia, Ciências Sociais e Saúde.
Carga Horária - 50 hora

CONTEÚDO

Módulo 1- Infância, neurodesenvolvimento, neuroplasticidade: princípios do funcionamento cerebral, fases do desenvolvimento cerebral, períodos críticos, neuroplasticidade, aprendizado e memória, interação gene versus ambiente e epigenética.


Módulo 2- Infância, circuitos frontoestriatais, funções executivas e cognição: alças dopaminérgicas, controle executivo (modelo de Baddeley e Hitch atualizado), atenção, memória de trabalho e aspectos neuropsicológicos do Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade.


Módulo 3- Neurobiologia da aquisição da linguagem, leitura e escrita: circuitos neurais do processamento da linguagem e da decodificação grafo-fonêmica, consciência fonológica, transtornos de linguagem e a dislexia.
 

Módulo 4- Neurobiologia da aquisição das habilidades matemáticas: módulo numérico, habilidades matemáticas biologicamente primárias e secundárias, relação entre matemática e processamento visuoespacial, discalculia.
 

Móduclo 5- Neurobiologia da inteligência: abordagens generalistas versus abordagens sistêmicas e integrativas  da inteligência; correlações entre inteligência fluida, memória de trabalho, controle executivo e atenção seletiva; técnicas de neuroimagem e a localização da inteligência no cérebro; genética e inteligência;déficit intelectual e altas habilidades/superdotação.

Docente: Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz

 

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1993 e doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha) em 2002. Possui título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Desde 2008 é professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde (curso de Medicina) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde também é parte do programa de pós-graduação. Sua pesquisa é voltada para os efeitos do vírus HIV no sistema nervoso central e as relações entre trauma na infância, memória traumática, depressão, neuroinflamação e infecção pelo HIV. Publicou alguns livros na área de neurodesenvolvimento e aprendizado, dentre eles Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade - Uma Visão Multidisciplinar, laureado com o prêmio Jabuti em 2015 e, por último, Autism Spectrum, Creativity and Emotions: A New Point of View Through Camila Falchis Work.

local

Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada.

Rua Joaquim Alves Taveira, 2590

Vila Planalto

Dourados-MS

 

INSCRIÇÕES

• Limite de vagas: 30
• Horário: a combinar - 5 encontros semanais, ou quinzenais de duas horas
• Datas: a combinar
• Investimento-$350,00
• Certificado emitido por INSMAR

CONTATO