67-996041996 | 67-996041922 | 67-30371441

Rua: Joaquim Alves Taveira, 2590 - Vila Planalto DOURADOS - MS

NEUROBIOLOGIA DA INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES

Uma formação para profissionais e estudantes das áreas de Educação, Psicologia,Ciências Sociais e Saúde.
Carga Horária - 50 horas

CONTEÚDO

Módulo 1 - Concepções de Inteligência: abordagens generalistas versus abordagens sistêmicas e integrativas da inteligência; fator g, inteligência fluida e inteligência cristalizada; testes psicométricos; Teoria Triárquica de Inteligência de Robert Sternberg; Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner; Teoria Bioecológica da Inteligência formulada por Stephen Ceci; Modelo Triádico de Enriquecimento Escolar (SEM) de Joseph Renzulli.
 

Módulo 2 - Neurobiologia da Inteligência e da Criatividade: Circuitos cerebrais associados ao processamento intelectual, funções executivas, alças dopaminérgicas, controle executivo (modelo de Baddeley e Hitch atualizado), atenção, memória de trabalho, pensamento convergente e divergente, criatividade e ativação do Default Mode Network, relações entre a criatividade e a inteligência,  neuroplasticidade, interação gene-ambiente e epigenética.

 

Módulo 3 - Concomitância entre altas habilidades e transtornos de aprendizado-TDAH, dislexia, discalculia: TDAH e disfunção executiva, relação entre atenção seletiva, memória de trabalho e aprendizado, neurobiologia da aquisição da linguagem, da leitura, da escrita, das habilidades matemáticas.


Módulo 4- Concomitância entre altas habilidades e dificuldades socioemocionais: Relações entre inteligência, desempenho e emoção; relação entre abuso/trauma e desenvolvimento cognitivo; neurobiologia da autorregulação emocional, motivação e recompensa; depressão, transtorno afetivo bipolar, ansiedade, bullying, cyberbullying.
 

Módulo 5- Altas Habilidades e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): processamento perceptivo aumentado, funções executivas, criatividade e ativação do Default mode network no TEA, conceito de savantismo, teoria da sistematização-empatia,  limitações das abordagens psicométricas no TEA,  inclusão e neurodiversidade.

Docente: Profa. Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz

 

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1993 e doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha) em 2002. Possui título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Desde 2008 é professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde (curso de Medicina) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde também é parte do programa de pós-graduação. Sua pesquisa é voltada para os efeitos do vírus HIV no sistema nervoso central e as relações entre trauma na infância, memória traumática, depressão, neuroinflamação e infecção pelo HIV. Publicou alguns livros na área de neurodesenvolvimento e aprendizado, dentre eles Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade - Uma Visão Multidisciplinar, laureado com o prêmio Jabuti em 2015 e, por último, Autism Spectrum, Creativity and Emotions: A New Point of View Through Camila Falchis Work.

local

Instituto de Neuropsiquiatria e Medicina Integrada.

Rua Joaquim Alves Taveira, 2590

Vila Planalto

Dourados-MS

 

INSCRIÇÕES

• Limite de vagas: 30
• Horário: a combinar - 5 encontros semanais, ou quinzenais de duas horas
• Datas: a combinar
• Investimento-$350,00
• Certificado emitido por INSMAR

CONTATO