67-996041996 | 67-996041922 | 67-30371441

Rua: Joaquim Alves Taveira, 2590 - Vila Planalto DOURADOS - MS

Buscar
  • Elisabete Castelon

APRENDIZAGEM, COMPORTAMENTO E EMOÇÕES NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR.



Estima-se que por volta de 12% das crianças em idade escolar no Brasil apresentem algum problema de saúde mental, os quais abrangem desde os transtornos de aprendizagem, como a dislexia e a discalculia, os transtornos de ansiedade, os transtornos disruptivos, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH-com prevalência de 3-7%), o transtorno desafiador opositivo (TDO) e o transtorno de conduta (TC), os transtornos do humor, como a depressão e o transtorno de humor bipolar, até os transtornos globais do desenvolvimento e os transtornos psicóticos, apenas para citar os mais freqüentes. O baixo desempenho escolar e as alterações de comportamento são origem de grande sofrimento psíquico e má qualidade de vida para a criança, fonte de conflitos intra-familiares e aumentam o risco de diversos problemas de saúde mental, sociais e até mesmo legais na vida futura. Os transtornos de aprendizado e comportamento desafiam as Neurociências a explicar as bases neurobiológicas da cognição e da emoção, necessitam de que a Psiquiatria, a Neurologia e a Psicologia aprimorem seus métodos diagnósticos e desenvolvam terapias com eficácia e segurança comprovadas cientificamente, mas também instigam a Educação a testar cientificamente os diferentes métodos de ensino e sua adequação para crianças com diversos perfis cognitivos e comportamentais.

Esta obra apresenta as mais diversas perspectivas sobre os transtornos de aprendizado e de comportamento na infância e na adolescência, abrangendo desde considerações neurobiológicas e psicossociais até possibilidades de intervenção terapêutica e educacional.


Para baixar o livro, clique no link ao lado: aprendizagem-comportamento-e-emocoes-na-infancia-e-adolescente-uma-visao-transdisciplinar-elisabete-castelon-konkiewitz-org

6 visualizações